Automação em foco no fluxo de trabalho de Sequenciamento de Nova Geração


A automação de processos é prioridade das empresas que buscam aumento de produtividade, qualidade e eficiência. Dentre os principais benefícios da automação estão a padronização de rotinas de trabalho, a redução de custos, a eliminação de erros e necessidade de replicatas, além de auxiliar laboratórios no cumprimento de políticas e legislações em vigor.

Com a explosão da pandemia no último ano, o mercado clínico viu sua demanda aumentar numa velocidade nunca antes vista, tendo que processar e analisar uma quantidade muito grande de material. A necessidade repentina de contratar mais profissionais técnicos e adaptar os processos para poder analisar as amostras provenientes de pacientes com suspeita de COVID somente demonstrou o quão deficientes os processos podem ser em termos de produtividade frente a tão grande demanda.

Mas esse problema não é recente. As análises genômicas, em especial as de NGS, são quase sempre processos caros e demorados e exigem equipes dedicadas, treinadas e altamente qualificadas.

A possibilidade de automação de todo o workflow esbarra no alto investimento inicial com a compra de equipamentos. Porém, esse investimento já tem sido uma realidade necessária para muitos laboratórios que começam a enxergar a possibilidade e os benefícios a médio e longo prazo, com uma expressiva diminuição de custos com equipe, necessidade de repetições, melhorando o tempo para liberação do laudo, sem contar é claro com a alta qualidade e reprodutibilidade do resultado gerado.

A MGI iniciou sua parceria com a Pensabio no final de 2020 e trouxe para o mercado brasileiro inúmeras possibilidades em throughput de sequenciamento de nova geração, mas também em capacidade de automação completa, até então nunca oferecida no Brasil por nenhuma outra companhia.

A MGI é uma subsidiária da Gigante Chinesa BGI, a maior empresa de genoma do mundo. Presente em 50 países, a MGI se concentra em P&D, produção e vendas de instrumentos de sequenciamento de DNA, reagentes e produtos para apoiar pesquisas de ciências biológicas, agricultura, medicina de precisão e saúde. Suas plataformas incluem sistema robotizado de ultrassom, sequenciamento genético e automação completa para laboratório.

A MGI é a única empresa do mundo que traz a possibilidade de workflow completo e integrado, desde a pipetagem da amostra, extração do material genético, preparo de bibliotecas, sequenciamento e análise de dados. Abaixo citamos alguns dos equipamentos mais cobiçados para o workflow de um laboratório clínico.



MGISP-NE384 é um extrator de ácido nucléico automatizado de alto rendimento que juntamenteDRAFTJS_BLOCK_KEY:c64fua abertura e fechamento de tubo, identificação de código de barras e transferência automática de líquidos. Permite carregar 3 diferentes tipos de tubos na mesma corrida e transferir até 96 amostras para microplaca de 96 poços. Tanto o ar de exaustão quanto o de entrada são purificados por filtro HEPA, para evitar a contaminação por aerossol e garantir um ambiente de trabalho seguro para a extração de ácido nucleico e para os técnicos de laboratório.




MGISP-NE384 é um extrator de ácido nucléico automatizado de alto rendimento que juntamente simultaneamente até 384 amostras em 30 minutos, podendo ainda trabalhar com a configuração para extração de 96, 192 ou 288 amostras. O sistema de filtragem HEPA e a lâmpada UV garantem um ambiente de trabalho seguro e de acordo com as normas de biossegurança vigentes no Brasil e no Mundo para trabalhar inclusive com SARS-CoV2.



MGISP-960 é uma estação de trabalho flexível, aberta e totalmente automatizada com pipeta de 96 canais utilizada para o preparo de bibliotecas de NGS com alto rendimento e compatível com a maior parte dos kits comerciais para preparo de WES/WGS e RNA, podendo ainda ser personalizado de acordo com as necessidades do protocolo de cada cliente. Sua capacidade de processamento é de 96 bibliotecas em 5 horas, o que pode variar de acordo com o protocolo de preparo escolhido.




DNBSEQ-G400 é o sequenciador mais versátil da MGI. Com diferentes sistemas de flow cell, o equipamento pode ser usado para baixo, médio e alto throughput, sendo flexível para diferentes aplicações, desde painéis oncológicos, NIPT e sequenciamento de microrganismos até trasncriptoma, WGS, WES e single cell.



Para conhecer esses e outros produtos MGI, entre em contato com nossa especialista em NGS e soluções MGI, Dra. Michele Christine Landemberger - michele.landemberger@pensabio.com.br