Avanços no Desenvolvimento de Terapias Oncológicas

Pesquisadores da University of California at San Diego publicaram, em 2020, um estudo que representa um passo importante em direção à aplicação clínica do transplante de células geneticamente modificadas em laboratório para o tratamento da ataxia de Friedreich (FRDA). FRDA é um transtorno neurodegenerativo recessivo autossomal causado pela expansão dos trinucleotídeos GAA no gene frataxina (FXN). Esta mutação ocasiona diminuição nos níveis da proteína mitocondrial FXN, além de acúmulo de ferro e estresse oxidativo.

Em um trabalho prévio do grupo, o transplante de células-tronco e células progenitoras hematopoiéticas (HSPCs) saudáveis em camundongos YG8R (modelo da FRDA) preveniu a neurodegeneração e os déficits locomotores, ao mesmo tempo que melhorou a função mitocondrial. Estes benefícios estão ligados à transferência de FXN funcional de células fagocíticas derivadas das HSPC transplantadas para neurônios e miócitos.

Entretanto, o transplante impõe certos riscos, como a necessidade de imunossupressão e a possibilidade de rejeição. O transplante autólogo, no qual pacientes recebem suas próprias células após serem coletadas para manipulação em laboratório, poderia contornar essas preocupações. Utilizando HSPCs de pacientes com FRDA, os pesquisadores foram capazes de remover a expansão GAA, através da técnica de edição gênica CRISPR-Cas9, restaurando os níveis normais de FXN e normalizando a função mitocondrial.

O funcionamento das mitocôndrias pode ser avaliado através de uma variedade de ensaios, como a quantificação da taxa de consumo de oxigênio, do potencial de membrana mitocondrial, do metabolismo de glicose, dos níveis de espécies reativas de oxigênio, dentre outros. Neste trabalho, os pesquisadores utilizaram a MitoPlate da BIOLOG que permite a realização de 96 ensaios funcionais em um único experimento através da análise das taxas de metabolismo de diferentes substratos metabólicos. Se você também precisa avaliar a funcionalidade das mitocôndrias de maneira abrangente, rápida e consistente e gostaria de saber mais a respeito das MitoPlates, entre em contato com nossa equipe de vendedores e especialistas por e-mail (comercial@pensabio.com.br) ou ligue para (11) 3868-6500.


Fonte: Rocca, C. J.; Rainaldi, J. N.; Sharma, J.; Shi, Y.; Haquang, J. H.; Luebeck, J.; Mali, P.; Cherqui, S. CRISPR-Cas9 Gene Editing of Hematopoietic Stem Cells from Patients with Friedreich’s Ataxia. Molecular Therapy: Methods and Clinical Development (2020) doi: https://doi.org/10.1016/ j.omtm.2020.04.018.

44 visualizações