Implantação de experimentos de scRNA com equipamentos 10x Genomics

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Com a Pensabio, você pode ir além das análises de expressão gênica tradicionais. Com as soluções Single Cell Gene Expression, da 10X Genomics, pode-se desvendar a complexidade e diversidade de populações celulares em uma amostra, avaliando dezenas de milhares de células.


Como já é sabido, a Pensabio busca oferecer soluções completas para a resolução de problemas nas mais diversas áreas do campo de life sciences. Desta maneira, recentemente, realizou-se a instalação de uma facility single-cell no setor do hemocentro da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, onde foi realizado o primeiro treinamento e processamento de amostras no país.


A facility single-cell é uma parceria entre o CRID (Center for Research in Inflammatory Disease) e o Hemocentro de Ribeirão Preto.

Segundo André Luiz Pinto dos Santos, coordenador responsável pela facilty Single Cell:


“O nosso primeiro contato com a tecnologia de preparo de bibliotecas para scRNA da 10x Genomics foi bastante facilitado pelo suporte da Pensabio. O treinamento durou menos de uma semana e foi suficiente para nos tornar aptos na execução desse tipo de ensaio, até então, desconhecido pela nossa equipe. Fomos os primeiros a realizar com sucesso experimentos de scRNA com método da 10x Genomics no Brasil. Hoje somos capazes de oferecer suporte para pesquisadores que querem aprofundar suas perguntas biológicas a nível de análise de célula única.”


A Pós doc Samara Damaceno também acrescenta:


“Com relação ao treinamento, eu me sinto satisfeita da forma como foi executado.

Acredito que o número reduzido de pessoas foi essencial para um desenvolvimento mais eficiente. A acessibilidade e empenho da Cristiane e a Danuza foram muito importantes durante todo o processo.


O protocolo do single cell (10X) é bem detalhado e o seu seguimento foi bastante tranquilo. No entanto, por haver inúmeras etapas, o protocolo exige um ambiente calmo e muita atenção. Além disso, é necessário verificar antes a disponibilidade de todos os reagentes e consumíveis, bem como avaliar o tempo necessário para a realização das etapas até o próximo ponto de parada. Em geral, com planejamento e atenção, o protocolo ser torna muito fluido e o sucesso na montagem da biblioteca é garantido.”


Com a tecnologia oferecida pela Pensabio através do equipamento Chromium Controller e a tecnologia Next GEM, cada célula é encapsulada com uma bead revestida com códigos de barra 10X em uma partição única. Dentro de cada partição, as células são lisadas e o RNA é submetido à transcrição reversa para geração de cDNA. Dessa forma, a origem celular do cDNA é identificada através desses códigos de barra 10X. A partir desta etapa, o fluxo de trabalho segue com o preparo de construção de biblioteca de maneira similar ao sequenciamento de RNA tradicional.


Para obter mais informações sobre esta tecnologia ou discutir como as soluções da 10X Genomics podem ser incluídas em seu projeto, entre em contato com suporte@pensabio.com.br.

151 visualizações