Pensabio - Caso Fiocruz

Pensabio – A solução certa para a sua necessidade.

A Pensabio tem uma orientação genuína voltada para a inovação e resolução de problemas. Estamos sempre buscando oferecer ao mercado as melhores e mais atuais soluções para potencializar os projetos dos nossos clientes.

Ficamos orgulhosos pela conquista da Fiocruz, que recentemente iniciou o projeto “Análise proteômica de vesículas extracelulares em plasma de pacientes sépticos”, com o apoio da Pensabio.

Segundo a Luana Rocha, uma das pesquisadoras da Fiocruz, “[...] Trabalhamos com amostras clínicas de pacientes internados com essa grave condição chamada sepse. Trata-se da principal causa de morte em unidades de terapia intensiva no Brasil e uma das condições de maior ônus econômico por pacientes hospitalizados. Sabemos que as células do sistema imunológico coordenam diversos mecanismos de defesa contra agentes infecciosos, e que é através da comunicação celular que essas células secretam moléculas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias de forma equilibrada, com a finalidade de eliminar a infecção, preservando o organismo hospedeiro de possíveis danos. Porém na sepse, o sistema imunológico atua de forma desequilibrada, causando danos ao próprio organismo, resultando no estabelecimento da disfunção orgânica potencialmente fatal.

Recentemente, uma forma muito eficiente de comunicação celular foi caracterizada, através da secreção de pequenas estruturas chamadas vesículas extracelulares, que atuam como mensageiros de moléculas como RNAs, lipídeos e proteínas, diretamente associadas a característica da sua célula de origem e o estímulo nela sofrido, podendo levar essa "mensagem molecular" a células próximas e/ou mais distantes, influenciando as características e a funcionalidade da célula receptora, sendo assim, estudar as vesículas extracelulares é uma nova maneira de interceptar e compreender tais mensagens moleculares que uma ou mais células enviam para outras.

Desse modo, buscamos caracterizar o conjunto de proteínas (proteôma) dessas estruturas, que foram obtidas das amostras de plasma, tanto de pacientes com sepse e choque séptico (uma forma mais grave com maior risco de morte), quanto de indivíduos saudáveis, e identificar qual a "mensagem molecular" presente nessas vesículas e como ela pode estar associada aos mecanismos envolvidos no estabelecimento da sepse, auxiliando os investigadores na compreensão desta condição clínica complexa e desafiadora.

Uma parte fundamental dessa caracterização, que antecede a análise de proteínas, é a determinação da quantidade de vesículas extracelulares obtidas das amostras de plasma, assim como a avaliação das principais faixas de tamanho dessas estruturas, que usualmente é realizado através da tecnologia de Rastreamento de Nano partículas.

Graças à colaboração da equipe do laboratório Pensabio, nós concluímos essa etapa crucial, muito satisfeitos com os resultados e empolgados com o desenvolvimento do projeto."

Através do vasto portfólio da Pensabio, somos capazes de atender seus projetos com insumos da mais alta qualidade e soluções personalizadas para sua necessidade.

Parabéns FIOCRUZ pela conquista, e que venham muito mais.

Se você também quiser saber como a Pensabio pode potencializar sua pesquisa ou seus negócios, entre em contato conosco:

- E-mail: comercial@pensabio.com.br

- Telefone: (11) 3868-6500.

38 visualizações
ONDE ESTAMOS

Pensabio - São Paulo/ SP
Rua Pinto Gonçalves, 84
Perdizes, São Paulo - SP
05005-010

Telefone: +55 (11) 3868-6500
Segunda a quinta: 08:00 - 18:00
Sextas-feiras: 08:00 -17:00

Suporte Técnico:
suporte@pensabio.com.br


Comercial:
comercial@pensabio.com.br

Acesse também:

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon