Pensabio no Dia da Imunização

Hoje, dia 9 de junho, comemoramos o Dia Nacional da Imunização. O principal objetivo desta data é conscientizar a sociedade sobre a importância da vacinação para a prevenção de doenças. E nesse contexto, a Pensabio tem o orgulho de ser o distribuidor exclusivo no Brasil da fabricante inglesa Malvern Panalytical a qual oferece uma variedade de instrumentos para caracterização físico-química desde a pesquisa até o produto acabado. Esses métodos, bem como seus instrumentos, são utilizados em diversos estágios no desenvolvimento e fabricação de novos medicamentos e vacinas para numerosas doenças, incluindo a COVID-19. São eles: Nanosight, Microcal PEAQ-DSC e OMNISEC.

Frequentemente, o fabricante de vacinas baseadas em vírus precisa saber o número de partículas virais na preparação, sejam infecciosas ou não, e o grau, se houver, em que a preparação está sendo agregada como um indicador precoce de vida útil. Para tanto, pode-se utilizar a técnica de Nanoparticle Tracking Analysis (NTA) que permite que nanopartículas, como vírus e agregados de vírus, sejam direta e individualmente visualizadas em suspensão e em tempo real, a partir do qual perfis de distribuição de tamanho de partícula são obtidos em alta resolução. A técnica é rápida, robusta, precisa e de baixo custo. O Nanosight NS300, que utiliza a tecnologia NTA, foi empregado no desenvolvimento de antígenos proteicos e vacinas COVID-19 baseadas em mRNA que utilizaram nanopartículas lipídicas como carreadores (lipossomas), bem como para o desenvolvimento de drogas antivirais.

O desenvolvimento de vacinas também envolve análises de estabilidade térmica de biomoléculas como proteínas, para vacinas baseadas em vírus, ou dos lipossomas, para vacinas à base de ácido nucleico. Para este tipo de análises, a Malvern Panalytical oferece o microcalorímetro de varredura diferencial (DSC) Microcal PEAQ-DSC. A alta resolução da Calorimetria DSC torna essa técnica bem estabelecida para caracterização estrutural estendida e perfil de estabilidade de biomoléculas e vírus em solução. Devido à sua leitura direta (sem a necessidade de marcador fluorescente) e sua ampla faixa de temperatura, somada a sua altíssima sensibilidade o DSC também é usado como a técnica padrão ouro para validação de ensaios de estabilidade térmica de maior rendimento, screening de biofármacos, validade de medicamentos, desenvolvimento de formulações e estudos de biocompatibilidade.

Por fim, a cromatografia líquida por exclusão de tamanho (SEC) é amplamente usada e reconhecida na indústria biofarmacêutica. Certos tipos de vacinas, como as que utilizam plasmídeos contendo um gene codificador viral, demandam análises cromatográficas sofisticadas para determinação de topologia e carga dos plasmídeos, características estas que impactam diretamente a eficiência da vacina. Neste caso, métodos cromatográficos analíticos e preparativos são fundamentais para controle de qualidade e fabricação dessas vacinas. O OMNISEC da Malvern Panalytical é um sistema de cromatografia de permeação de gel (GPC) / cromatografia por exclusão de tamanho (SEC) que combina até quatro detectores, sendo eles PDA-UV, espalhamento de luz LS, índice de refração RI e viscosímetro. Assim, o OMNISEC fornece dados da massa molecular para DNA e proteínas que se comparam bem aos valores teóricos, informações úteis para a caracterização dessas biomoléculas e, consequentemente, para análises da composição desse tipo de vacinas.

Para saber mais a respeito das opções disponíveis, entre em contato com nossa equipe de vendedores e especialistas por e-mail (comercial@pensabio.com.br) ou ligue para (11) 3868-6500.

19 visualizações