• Facebook Social Icon

comercial@pensabio.com.br

Acesse também:

Tecnologias em life-science

March 17, 2020

Coronavírus: Como as novas tecnologias em life-science podem ser
empregadas na busca por uma cura

Nos últimos anos, o cenário da saúde vem passando por instabilidade devido ao surgimento e ressurgimento de diversas doenças infecciosas. Com a disseminação de informações sem fundamentos científicos e o fomento de movimentos como "anti vaxxer", doenças que poderiam ser evitadas, como por exemplo o Sarampo, tem voltado a crescer no Brasil e no mundo.

Em contraponto a esse cenário caótico e instável, a ciência mundial tem assumido um posto de vanguarda e inovação, principalmente acerca de doenças infecciosas, de maneira a gerar soluções cada vez mais acessíveis e rápidas.

Um grande exemplo de inovação e rapidez é a 10x, que tem em seu portfólio equipamentos de última geração, utilizados em processos altamente sofisticados para pesquisa e desenvolvimento de produtos aplicados para saúde humana.

O CEO da 10x, Serge Saxonov, discute de maneira muito promissora como a empresa pode contribuir para as pesquisas do Coronavírus, e o assunto se resume a apenas uma palavra:

Gênomica
Certamente, o objetivo final das pesquisas é desenvolver uma cura para o COVID-19, entretanto, ainda há muito o que aprender acerca do SARS-CoV-2 e os métodos de genômica disponíveis atualmente.

Um dos pontos iniciais de atenção é o rastreamento (para onde, como e a que velocidade o vírus se espalha). Como ação de emergência, contenção e detecção, é necessário muito investimento em pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos. Graças aos avanços trazidos para a área de diagnóstico molecular, hoje é possível investigar casos de Coronavírus em menos de duas horas, sem necessariamente depender de sintomatologia. Além disso, os testes moleculares, por qPCR ou NGS podem ainda rastrear e prever modificações gênicas no vírus.

Um dos outros pontos essenciais a se observar para desenvolver uma cura, é entender a biologia do vírus, como se comporta e, posteriormente, a reação do corpo humano face a tal enfermidade.

Os métodos de sequenciamento de RNA Single Cell são um bom exemplo de ferramentas a serem usadas para estudar de maneira ampla o sistema imune humano e como ele responde frente ao Coronavírus, permitindo assim medir mudanças fenotípicas em células individuais.

Certamente, podemos dizer que com os métodos de genômica da 10x Genomics, os cientistas podem sair na frente quando na busca por entendimento e cura para o COVID-19.

Entre no mundo da genômica e descubra muito mais com os métodos celulares e moleculares mais sofisticados!

Clique aqui para ler o artigo da 10x sobre as possibilidades da genômica com o COVID-19.

Posts Em Destaque